13.10

Imprensa

Direito Ambiental

Primeiro bônus verde emitido pela União Europeia atrai demanda de mais de 135 bilhões de euros

Por Dow Jones Newswires — Londres

A União Europeia levantou 12 bilhões de euros (cerca de US$ 13,87 bilhões) com seu primeiro bônus verde, que faz parte do programa NextGenerationEU, nesta terça-feira. A demanda superou a oferta em mais de dez vezes, ressaltando o forte apetite dos investidores por ativos sustentáveis.

A demanda pelos novos títulos verdes que vencem em fevereiro de 2037 ultrapassou 135 bilhões de euros, disse um dos bancos gestores líderes. O spread do título foi estabelecido 8 pontos-base abaixo dos mid-swaps, que são a referência para juros em euros.

A operação coloca a UE no caminho certo para se tornar o maior emissor de títulos verdes do mundo nos próximos anos. O bloco planeja realizar 30% do total das emissões do programa NextGeneration em formato verde, o que significa um volume de 250 bilhões de euros até ao fim de 2026.

“As expectativas são altas de que a UE resolverá o desequilíbrio inerente entre oferta e demanda em títulos verdes”, disseram os estrategistas do Commerzbank Rainer Guntermann e Michael Leister.

Os recursos da emissão serão usados ​​para nove grandes categorias de despesas, incluindo eficiência energética, energia limpa e adaptação às mudanças climáticas.

Os bancos que lideraram a oferta foram Bank of America, Credit Agricole, Deutsche Bank, Nomura e TD Securities.

Fonte: Valor Econômico, 12/10/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br