14.04

Imprensa

Direito Ambiental

Porto Alegre atualiza dados sobre gases de efeito estufa

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove o 1º Workshop de Sensibilização para Atualização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) de Porto Alegre nesta quarta-feira, 14, a partir das 10h. Programado como o primeiro de dois encontros, o encontro ocorrerá de forma virtual pela plataforma Zoom, para os técnicos convidados, e ficará disponível para ser acessado posteriormente no canal da Smamus no Youtube.

Voltado a técnicos e atores relevantes ao contexto local, o evento está sendo estruturado pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável e fornece consultoria técnica para governos atenderem aos objetivos de sustentabilidade.

O novo inventário de GEEs de Porto Alegre está sendo viabilizado a partir do contrato assinado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono. A empresa foi selecionada via edital no final de 2020 e tem prazo de 240 dias para apresentar o estudo finalizado.

“O último Inventário de Porto Alegre foi concluído em 2015 e agora a cidade terá uma nova versão, atualizada, com o objetivo de subsidiar o monitoramento das principais fontes emissoras de GEEs, provenientes da ação humana”, explica o secretário da Smamus, Germano Bremm, destacando que a atualização dos dados permitirá que sejam definidas metas de redução de emissão e elaborado o Plano de Ações Climáticas. Estas medidas estão previstas na Política Municipal de Sustentabilidade, Enfrentamento das Mudanças Climáticas e Uso Racional da Energia (Lei Complementar Nº 872, de 10 de janeiro).

A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, que coordena o trabalho pela prefeitura, pontua que a elaboração do novo Inventário é uma etapa primordial para o planejamento climático municipal. “Teremos acesso a dados de extrema relevância, os quais orientarão o que deve ser priorizado na implementação de políticas públicas destinadas à redução dos riscos climáticos, definindo ações específicas para minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente”, afirma.

Fonte: PMPA, 14/04/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br