05.07

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Estabelecimento tem aluguel reduzido em 50% até retorno do PIB a nível anterior

Posto de combustíveis terá desconto de 50% no aluguel até que o PIB nacional divulgado pelo IBGE retorne ao patamar anterior ao do início da pandemia. Decisão é da 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP ao confirmar a sentença.

Ao pedir a redução do valor do aluguel, o autor da ação alegou que teve queda no faturamento em razão do impacto econômico causado pela pandemia.

O locador, por sua vez, sustentou que o posto não comprovou queda no faturamento, visto que a paralisação das atividades foi parcial na cidade.

Em 1ª instância o pedido autoral foi atendido e o posto conseguiu reduzir o aluguel em 50% até que o PIB retorne ao patamar anterior pré-covid.

Desta decisão houve recurso ao TJ/SP. A matéria foi relatada pelo desembargador Luís Roberto Reuter Torro, que considerou evidente o impacto econômico em decorrência da pandemia para todos os setores da sociedade, situação imprevisível.

"A imprevisibilidade atingiu a todos. Nesse cenário de indistinção, não há como se reconhecer que a pandemia tornou a prestação devida pela apelada onerosa. Lamentavelmente, todos estão arcando com os ônus extremos, resultado da pandemia do coronavírus. E a pacificação social objetivada pela prestação da jurisdição exige equilíbrio."

Com efeito, o colegiado manteve a sentença integralmente.

Processo: 1008834-92.2020.8.26.0577

Veja o acórdão.

Fonte: Migalhas, 05/07/2022.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br