10.05

Imprensa

Direito Ambiental

Empresa lança plataforma de créditos de carbono para agricultores

Por Camila Souza Ramos

A multinacional norueguesa de fertilizantes Yara lançou nesta sexta-feira em escala global um negócio de apoio técnico a produtores rurais para a redução de emissões de gases de efeito estufa na agricultura e geração de créditos de carbono.

A Agoro Carbon Alliance já está em operação em modelo-piloto nos Estados Unidos, onde agricultores devem produzir os primeiros créditos de carbono agrícola para a plataforma. Segundo a Yara, todos os créditos gerados serão certificados por agentes externos.

O negócio destacará equipes técnicas de apoio aos produtores em campo no Brasil, Índia e em toda a Europa para orientar práticas que reduzem emissões e sequestram carbono. Segundo a Yara, serão atendidos tanto grandes como pequenos produtores.

A expectativa da companhia é de que a plataforma atraia o interesse de investidores e empresas globais que estão atrás de créditos de carbono para atender a metas climáticas que vem sendo anunciadas recentemente.

Atualmente, a atividade agrícola mundial, as mudanças em florestas e do uso da terra são responsáveis por 24% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

Fonte: Valor Econômico, 07/05/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br