19.04

Imprensa

Direito Ambiental

Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde lança programa de inovação para startups e instituições

Por Italo Bertão Filho

A Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde está lançando um programa de inovação para startups, instituições sem fins lucrativos e empreendedores que buscam alavancar o desenvolvimento do hidrogênio verde em território brasileiro. A primeira chamada do programa tem inscrições abertas até 22 de abril. O projeto deve ter mais duas edições entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023.

As propostas, que devem ser remetidas no site da Aliança Brasil-Alemanha, devem abarcar soluções de logística, produção e aplicação do produto na indústria, com apoio técnico e recursos financeiros em determinadas categorias.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Brasil possui hoje 83% da sua matriz elétrica com origem em fontes renováveis, que são fundamentais para a produção de hidrogênio verde, que combina a eletrólise da água a esse tipo de fonte. Um dos principais desafios para o seu uso é o custo de produção, que pode chegar ao triplo dos combustíveis fósseis, segundo a Aliança.

O projeto possui diferentes abordagens: para startups, instituições sem fins lucrativos e empreendedores. Nas iniciativas destinadas a instituições sem fins lucrativos, o programa vai apoiar financeiramente projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, prometendo também suporte técnico. Serão beneficiadas 12 entidades e poderão participar pesquisadores vinculados a essas associações com experiência de pelo menos dois anos nos setores de inovação e/ou hidrogênio verde.

Na categoria de startups, o programa pretende selecionar 24 empresas com o objetivo de desenvolver projetos-piloto relacionados ao hidrogênio verde. Para concorrer ao programa, as candidatas devem apresentar faturamento de até R$ 16 milhões e receberão suporte para a realização do piloto. O programa ainda prevê uma categoria para empreendedores que tenham ideias e modelos de negócios ainda em fase de construção para a cadeia do hidrogênio verde, que terão apoio para o desenvolvimento de modelos de negócios.

Realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, criada em 2020 pelas Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio com o objetivo de estabelecer negócios da energia renovável entre os dois países, o projeto tem o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha, representada pelo Ministério de Minas e Energia e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional), empresa do governo alemão que trabalha com desenvolvimento sustentável.

Fonte: Valor Econômico, 18/04/2022.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br