22.03

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Portal Justiça Multiportas é lançado oficialmente no Rio Grande do Sul

Foi assinado nesta terça-feira (21/3) o Termo de Cooperação para a atualização permanente de informações no portal Justiça Multiportas no Rio Grande do Sul, plataforma na  qual a população pode encontrar diversos serviços oferecidos pelas instituições que integram o Sistema de Justiça gaúcho. O acordo foi firmado entre o Judiciário gaúcho, a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Governado do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e da Procuradoria-Geral do RS.

A iniciativa permite que o cidadão, ao acessar o Justiça Multiportas, encontre “portas” divididas por assuntos, nas quais serão disponibilizadas maiores informações para a resolução de problemas de diferentes formas.  A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou que “a medida irá buscar  soluções mais céleres para pequenos problemas e conflitos do cotidiano, facilitando o atendimento às  demandas, para que as pessoas  entendam melhor o mundo do Direito, utilizando uma linguagem mais efetiva”.  Ela acrescentou que a proposta, no âmbito da Justiça Digital, permitirá que um “cardápio” de opções e serviços possa ser acessado por qualquer pessoa por meio da internet. “O Poder Judiciário existe e se justifica para servir à sociedade, sendo motivo de orgulho poder contar com parceiros que comungam dessa mesma visão republicana. Parabenizo o INOVAJUS  pela excelente iniciativa, e agradeço a disponibilidade e a colaboração dos nossos parceiros, esperando que nossa ambição com o Sistema Multiportas possa resultar  em pleno êxito a todos, e em especial ao povo gaúcho”, concluiu a Presidente.

A Presidente da Comissão de Inovação do Poder Judiciário (INOVAJUS), Desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja, lembrou da criação de um grupo de trabalho composto por magistrados e servidores do TJRS, integrantes da Defensoria e do MP, juntamente com técnicos de informática de todas as instituições. "Hoje é um dia muito especial, um momento ímpar, pois  estamos lançando mais um projeto voltado à cidadania, tendo o objetivo de permitir que as pessoas  resolvam seus problemas de forma mais fácil e eficaz", disse ela. “O portal Justiça Multiportas informará o cidadão sobre os serviços colocados à disposição pelo sistema de Justiça no Rio Grande do Sul e as diversas formas de resolver seus problemas com as soluções mais adequadas possíveis”, acrescentando que "a iniciativa demonstra que o Judiciário não fala mais somente nos autos, mas sim está conectado com a modernidade, preocupado com as formas de aperfeiçoar o acesso ao sistema de Justiça", concluiu.

Durante a  cerimônia, ocorrida no Laboratório de Inovação do TJRS (Labee9), assinaram o Termo de Cooperação as Desembargadoras Iris e Gisele, além da Secretária de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Danielle Callazans, o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, a Procuradora-Geral do Estado Adjunta, Diana Paula Sana, a Subdefensora Pública-Geral Melissa Torres Silveira.

O Justiça Multiportas pretende incentivar os métodos adequados de Solução de Conflitos, buscando garantir soluções mais ágeis para os problemas cotidianos. O portal pode ser acessado através do endereço https://www.tjrs.jus.br/novo/justica-multiportas/

Também prestigiaram a solenidade o 1º Vice-Presidente do TJ e Presidente do Conselho de Informática, Desembargador Alberto Delgado Neto, a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, o Vice-Presidente da AJURIS, Juiz Daniel Neves Pereira, o Diretor da Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC), Antônio Braz, a Diretora da Direção de Comunicação (DICOM), Adriana Arend, a Assessora-Coordenadora das ASSEST, Carla Amarelle,  o Assessor da Presidência na área de  Inovação e Tecnologia, Alsones Balestrin, o Assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros, além de magistrados e servidores.

Saiba mais sobre o Justiça Multiportas acessando o vídeo: https://www.tjrs.jus.br/static/2023/03/Video-Multiportas.mp4 (mp4 - 7,95MB)

Fonte: TJRS, 21/03/2023.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br