20.02

Imprensa

Contribuintes podem acessar as guias de parcelamento do IPTU 2024 de Porto Alegre

As guias para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 já estão disponíveis. O tributo pode ser pago em até dez vezes, sem juros, sendo o primeiro vencimento em 8 de março. Os documentos podem ser obtidos por meio do WhatsApp, no site ou aplicativo 156+POA.

Para garantir o parcelamento sem juros, o contribuinte precisa realizar os pagamentos sempre até o dia 8 de cada mês ou no primeiro dia útil após esta data, quando cai em fins de semana e feriados. Uma das formas recomendadas para não perder a data é cadastrar o débito automático. Para isto, o contribuinte deve acessar o site do IPTU, clicar no link correspondente ao cadastro bancário.

Com o número da inscrição do imóvel será possível acessar o documento que contém a autorização do débito. Este documento pode ser levado fisicamente ao banco ou o código gerado inserido no aplicativo da conta, conforme a instrução de cada instituição bancária (confira a lista de bancos credenciados abaixo). Quem já utilizou o débito em conta em anos anteriores e não cancelou a cobrança não precisa realizar o cadastro novamente.

Cadastro de e-mail - Quem não realizar o débito em conta, deve cadastrar o e-mail neste link para receber de forma automática os documentos mensalmente. Ao clicar no link, o contribuinte é direcionado a página “Guias de IPTU por e-mail”, onde deve informar a inscrição do imóvel, CPF ou CNPJ do proprietário e o e-mail no qual deseja receber as faturas.

Emissão mensal - Se preferir, o contribuinte pode ainda gerar o documento todos os meses, tendo em mãos a inscrição do imóvel e CPF ou CNPJ do proprietário, por meio do site IPTU, no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente na Google Play e na Apple Store, também via Whatsapp, no número (51) 3433-0156 opção 4; ou na Loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº), das 9h às 16h. O pagamento pode ser feito via Pix ou código de barras.

Pagamento em atraso - Quem perder o vencimento terá acréscimo de juros e multas, além da inscrição em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito.

Bancos credenciados para débito em conta:
Banco do Brasil
Banco Inter
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Itaú
Santander
SICOOB
Sicredi
Original

Fonte: PMPA, 20/02/2024.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br