30.03

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

TJRS lança novo serviço de atendimento pelo Balcão Virtual

A partir de agora o cidadão e os advogados terão à disposição um novo serviço de atendimento nos mesmos moldes de como é realizado no balcão dos cartórios dos Foros. É o serviço Balcão Virtual que nasceu a partir da proposição do CNJ através da Resolução Nº 372/2021, especialmente frente as dificuldades apresentadas pela pandemia da COVID-19 para o atendimento presencial.

O contato com os cartórios judiciais poderá ser realizado diretamente por WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o andamento de processos ou conseguir a informação de que precisa, enviando uma mensagem de texto para o Balcão Virtual da Vara.

Já nas secretarias de Câmara no 2º grau, o atendimento direto será por videoconferência.

O Balcão virtual pode ser acessado através do link: https://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/servicos-processuais/balcao-virtual

Serviço

É importante informar o nome e o número do processo, logo no início do atendimento. Se necessário, é possível solicitar o agendamento de uma videochamada. Neste caso, é preciso ter em mãos um documento de identificação, que poderá ser solicitado.

Segundo o Diretor da DITIC, Antonio Braz, “o novo serviço de atendimento do Balcão Virtual é um canal direto com as unidades judiciais de 1º e 2º graus e se soma ao serviço de atendimento de suporte ao Advogado para o processo eletrônico, sendo mais um serviço virtualizado durante a pandemia e faz parte do processo de transformação digital do Poder Judiciário. É importante lembrar que além da implantação do eproc, já foram virtualizados os atendimentos dos JECs e CEJUCs, ampliando o acesso à justiça neste momento em que são impostas muitas restrições”.

Conforme o Juiz–Corregedor, André Tesheiner, a importância do projeto se traduz na nova realidade online que chegou para ficar.

“Hoje abrimos contas digitais pelo celular, compramos pelo computador, realizamos teleconsultas, participamos de reuniões por videoconferência. Estamos cada vez mais acostumados aos serviços on-line, especialmente em razão da pandemia, mas não apenas por isso. Cada vez menos há necessidade de deslocamentos físicos. O Judiciário deve caminhar nesse mesmo sentido, por isso, oferecemos este novo serviço, que pode evitar a necessidade de Advogados e demais cidadãos comparecerem Foro, sem que, desta maneira, perca-se a qualidade do atendimento”, destaca o magistrado.

Principais dúvidas

Qual o horário de funcionamento?

Durante a pandemia, funcionará das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Onde eu encontro os números para o atendimento?

No site do Balcão Virtual, através do link: https://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/servicos-processuais/balcao-virtual

E se eu tiver problemas técnicos?

Para Advogados, utilize algum dos canais abaixo:

Site do CADI (portal e atendimento por chat)

e-mail: eproc@tjrs.jus.br

Telefone: (51) 3210-7965

Para o cidadão, contate via Ouvidoria.

As atividades estão regulamentadas através do Provimento nº18/2021-CGJ e Ato nº03/2021-1ª Vice-Presidência.

Fonte: TJRS, 29/03/2021.