11.06

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

TJRS: autorizadas mais sete Comarcas para atendimento externo e avanço na digitalização dos processos físicos

Autorizadas mais sete Comarcas para atendimento externo

A Corregedoria-Geral da Justiça autorizou as comarcas de Camaquã, Encruzilhada do Sul, Esteio, Nova Prata, São Borja, Tenente Portela e Uruguaiana a realizar atendimento ao público externo a partir desta sexta-feira (11/6).

A medida está prevista no Ato nº 042/2021, da CGJ.

Do total de 165 comarcas no Estado, 155 já foram autorizadas a realizar o atendimento externo.

Confira a lista das Comarcas no link a seguir:
https://www.tjrs.jus.br/novo/institucional/administracao/corregedoria-geral-da-justica/ato-da-corregedoria/.

Fonte: TJRS, 10/06/2021.

_____________________________________________________________

Digitalização dos processos físicos avança no Judiciário

Integrantes da Administração visitaram na tarde desta quinta-feira (10/6)  a equipe de digitalização de processos físicos, dividida em células de trabalho  localizadas no Prédio II do Foro Central de Porto Alegre. Na oportunidade, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, agradeceu a  dedicação dos servidores e estagiários que atuam na força-tarefa. “É impressionante a motivação de todos que estão trabalhando aqui, transformando os processos físicos em eletrônicos, que é uma das metas da atual Administração”, disse ele, reforçando a importância da digitalização, principalmente em tempos de pandemia.

A 1ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, reiterou que o processo de digitalização é um dos principais objetivos, informando que a força-tarefa possui 500 estagiários, sendo 275 em Porto Alegre e os demais em sete unidades no interior do Estado. Ela acrescentou que o trabalho é referente aos processos antigos que já tramitam no Judiciário, tendo em vista que todos os novos processos atualmente já ingressam pelo meio eletrônico.

O Presidente do Comitê Operacional da Digitalização e Assessor da Direção-Geral do TJRS,  Paulo Eduardo Panassol, destacou que  2 empresas já foram contratadas para a posterior execução dos serviços e existe a previsão de outras 3 contratações, todas por licitação, para que atuem nos 5 lotes definidos para a digitalização. Segundo ele,  a previsão é que no primeiro bimestre de 2022 já estejam digitalizados cerca de 1 milhão e 600 mil processos nesta primeira fase, totalizando 100% dos processos ativos não sentenciados.

Também acompanharam a visita o 2º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, e os Presidentes dos Conselhos de Informática, Desembargador Alberto Delgado Neto, e de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, além do Diretor do Foro Central de Porto Alegre, Juiz Márcio André Keppler Fraga, da Juíza-Corregedora Coordenadora, Cristiane Hoppe, da Diretora Judiciária do TJRS, Lilian Tomii e do Assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros

Fonte: TJRS, 10/06/2021.