04.11

Imprensa

Comércio

Maior pacto comercial do mundo entrará em vigor em janeiro, anuncia Austrália

Por Nikkei Asia

A Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, na sigla em inglês), um importante acordo comercial que inclui Japão, China, Austrália, Nova Zelândia e os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), deve entrar em vigor em 1º de janeiro, anunciou o governo australiano.

Austrália e Nova Zelândia concluíram recentemente seus procedimentos para participar da RCEP, se unindo a outros sete países que já concluíram a ratificação ou procedimentos equivalentes – Brunei, Camboja, Cingapura, China, Japão, Laos e Vietnã.

Pelo acordo fechado entre os países, o pacto entra em vigor 60 dias após seis signatários da Asean e três signatários de fora do bloco asiático concluírem a ratificação ou procedimentos equivalentes, regra cumprida agora com os avanços na Austrália e na Nova Zelândia.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, foi quem divulgou um comunicado informando que a exigência foi cumprida. Embora a Nova Zelândia ainda não tenha confirmado oficialmente a ratificação, fontes disseram que o governo do país concluiu os procedimentos.

A RCEP cobriria cerca de 30% da população mundial e do produto nacional bruto global. O acordo eliminaria tarifas sobre 91% dos bens, principalmente itens industriais.

Comparado ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), a RCEP fica aquém em termos de comércio e liberalização de regras. Mas é o único grande acordo de livre comércio assinado pela China, que recentemente pediu para também aderir ao CPTPP.

Fonte: Valor Econômico, 03/11/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br