01.10

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Locação: restaurante consegue redução proporcional de multa rescisória

A 28ª câmara de Direito Privado do TJ/SP autorizou redução proporcional de multa por rescisão antecipada de aluguel entre um restaurante e uma imobiliária. A imobiliária cobrava multa no valor de seis meses dos aluguéis restantes, mas a Justiça reduziu a multa para um mês de aluguel.

Um restaurante buscou a Justiça contra uma imobiliária dizendo que precisou rescindir o contrato antes do previsto, porque teve de encerrar suas atividades em decorrência da crise pandêmica. A empresa imobiliária, segundo o restaurante, passou a cobrar o pagamento de multa rescisória em mais de R$ 400 mil.

O juízo de 1º grau julgou o caso no sentido de reduzir, proporcionalmente, a multa por rescisão antecipada de aluguel. O juízo singular frisou que o restaurante cumpriu o contrato por mais de 83% do tempo de vigência dele. "Reduzo a multa para um mês de aluguel", decidiu. Desta decisão, a imobiliária recorreu.

Ao apreciar o recurso, a desembargadora Berenice Marcondes Cesar, relatora, decidiu manter a decisão de 1º grau. A magistrada enfatizou que, quando as partes firmaram o contrato, "a situação existente no país permitia o equilíbrio econômico entre os direitos e obrigações avençadas".

A relatora frisou que a decisão de redução proporcional da multa levou em conta a culpa leve do restaurante que, a despeito de já experimentar dificuldades financeiras em período anterior, "somente houve por bem desocupar o imóvel com o advento das condições gerais adversas decorrentes da atual pandemia".

"Redução proporcional do valor da cláusula penal. Possibilidade até mesmo de ofício pelo MM. Juízo de Primeira."

Processo: 1039821-87.2020.8.26.0100

Leia o acórdão

Fonte: Migalhas, 30/09/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br