09.08

Imprensa

Contencioso Administrativo e Judicial

Empresa consegue renovar contrato de aluguel por cinco anos

Uma agência de viagens que buscou a Justiça para revisão de reajuste de aluguel conseguiu a renovação, por cinco anos, do contrato de locação de imóvel em shopping com reajustes previstos no contrato anterior. Decisão é do juiz de Direito Cesar Augusto De Oliveira Queiroz Rosalino, da 4ª vara Cível de Mauá/SP. A banca Matheus Santos Advogados Associados atua pela empresa.

A empresa ingressou com ação renovatória de locação de imóvel alegando que houve aditamento para prorrogação de seu contrato, e o valor mínimo foi reajustado e aplicado desconto de 10%. Alega que os valores estão acima da média cobrada nos demais shoppings centers. Assim, pugnou pela renovação pelo período de 5 anos, aplicando desconto do valor do aluguel mínimo em 20%.

Já as locadoras alegaram que os valores pretendidos estão desatualizados, porque foram realizadas obras, e ofertam contraproposta.

Ao analisar, o magistrado destacou que, à luz da lei de locações, é assegurado ao locatário de imóvel comercial o direito à renovação do contrato, por igual prazo, desde que preenchidas obrigações contratuais e requisitos processuais necessários à renovação - os quais foram preenchidos pela agência de turismo autora do pedido.

Assim, entendeu que "restou comprovado o pagamento das obrigações contidas no contrato, indicação das condições da renovação pretendida", sendo devida renovação de contrato por igual período. Quanto ao valor, o juiz acolheu conclusão do laudo pericial para fixação, e deverá ser aplicado reajuste previsto em contrato anterior.

A banca Matheus Santos Advogados Associados atua pela agência.

Processo: 1096348-93.2019.8.26.0100

Acesse a decisão.

Fonte: Migalhas, 06/08/2021.
{

Advogados

Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br