04.06

Imprensa

Agronegócio

Congresso aprova projeto que eleva subvenção a crédito rural

Por Camila Souza Ramos e Rafael Wallendorff

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira, 1, o projeto de lei que recompõe R$ 3,5 bilhões em recursos para equalização de juros do Plano Safra, o PLN4/2021, após um acordo de lideranças. O texto segue para promulgação.

Além da abertura de crédito suplementar para subvenção de crédito rural, o projeto também amplia recursos para apoio à comercialização e garantia de preços mínimos, elevando o apoio à agropecuária a R$ 3,7 bilhões.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), disse em nota que foi “importantíssima a aprovação do PLN 4, que não só recompõe os recursos necessários para o Plano Safra 21/22, como libera de forma imediata a contratação de crédito pelos agentes financeiros” relativos ao Plano Safra em vigor, que estavam suspensas. “Isso trará mais investimentos, emprego e renda para o cidadão brasileiro”, defendeu.

“Nós sabemos que o agro é o maior setor da economia brasileira, mas sabemos, também, que tudo isso é possível porque temos programas fortes. Sem o Plano Safra, inviabilizaria a possibilidade de crédito e não seria possível produzir com segurança nesse país”, acrescentou.

O relator, senador Eduardo Gomes (MDB-TO) optou pela rejeição das emendas apresentadas, mantendo a forma original do texto proposto pelo governo. O senador disse, em nota, que “o apoio ao financiamento da atividade do agro no Brasil é a defesa sistemática de recursos também para outros setores.”

Na agricultura familiar, a aprovação foi comemorada, mas representantes avaliam que o valor ainda é insuficiente. Em nota, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, disse que os valores estão abaixo das necessidades porque os custos de produção subiram até 40% em algumas cadeia produtivas. “Demorou, mas finalmente a Câmara dos Deputados aprovou o texto que garante a execução do Plano Safra, que não será nem perto do ideal, mas que é fundamental para que os agricultores e pecuaristas familiares sigam produzindo alimentos”, pontuou.

Fonte: Valor Econômico, 01/06/2021.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br