25.04

Imprensa

Agronegócio

Com agenda com ministro, fiscais agropecuários adiam decisão sobre operação-padrão

Por Rafael Walendorff

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) vai se reunir na próxima terça-feira (26/4) com o ministro da Agricultura, Marcos Montes, para apresentar as propostas da categoria de reajuste salarial e reestruturação da carreira. Só depois do encontro é que os servidores devem decidir se realizam ou não uma nova operação-padrão.

A categoria é contra a proposta de reajuste salarial linear de 5% para os servidores públicos federais. Segundo o sindicato, o percentual não repõe sequer a defasagem nos salários dos auditores fiscais agropecuários, que estão há cinco anos sem reposição das perdas inflacionárias.

A decisão sobre uma nova operação-padrão seria tomada até amanhã (25/4), mas os auditores resolveram aguardar a reunião com o ministro, com quem têm boa relação. Apesar de a palavra final sobre eventuais reajustes ser da equipe econômica, a intenção do Anffa Sindical é manter a interlocução com o Ministério da Agricultura. Montes acompanhou o pleito da categoria quando era secretário-executivo da Pasta.

Após a reunião com Marcos Montes, o sindicato deve marcar um encontro na quarta-feira com os delegados sindicais dos Estados. A ideia é avaliar o resultado da agenda com o ministro para discutir novos passos da mobilização. A entidade também marcou reunião com a ex-ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina (PP-MS), e o deputado Sanderson (PL-RS).

No fim de dezembro, os auditores iniciaram a operação-padrão em protesto por melhorias na carreira, que durou até março. A ação gerou filas em postos de fronteira e prejuízos milionários a importadores e exportadores. Os profissionais da categoria são responsáveis por fiscalizar e avaliar as cargas de alimentos e insumos agropecuários que entram ou saem do país e pelas inspeções em estabelecimentos de produção, como os frigoríficos.

Fonte: Valor Econômico, 24/04/2022.
Tratamento de Dados Pessoais (Data Protection Officer - DPO)

E-mail: lgpd@lippert.com.br